Produtividade no home office: 14 dicas que você precisa conhecer

Gestão do MEI
Publicada em 31/08/2018 - Fonte: Serasa Empreendedor

Manter a produtividade no home office pode ser uma missão um tanto quanto desafiadora para muitas pessoas. Nesse cenário, questões como disciplina, horários e distrações sempre surgem na mente de quem pretende adotar esse estilo de trabalho. Aí, a pergunta que fica é: será que é mesmo possível trabalhar em casa com a mesma eficiência?

Já podemos adiantar que sim, é possível. No entanto, para que tudo funcione corretamente, é preciso seguir algumas regras básicas e talvez até mudar a forma de pensar e agir frente aos problemas do dia a dia. Quer entender se essa possibilidade é viável para você e saber o que fazer para conseguir trabalhar no conforto do seu lar sem perder o foco? Então acompanhe o texto até o final!

1. Acredite que é possível

A primeira coisa a fazer é pensar que é sim possível e que você consegue. Se você tem uma mentalidade negativa e acha que tudo é muito difícil ou que você não vai conseguir aprender novas habilidades para lidar com os problemas da rotina nesse contexto, então é melhor desconstruir a ideia. Antes de mais nada, modifique sua mentalidade!

empreendedora tomando uma xícara de café ao computador - ligando o seu cérebro
Acorde seu cérebro

2. Acorde o cérebro

Não é porque você está em casa que não precisa se preparar para o trabalho, ok? Por mais que algumas pessoas consigam trabalhar na cama, de pijama, a maioria não é bem assim. Para se garantir, crie um ritual para que seu cérebro acorde, ganhando consciência de que é hora de trabalhar. Levante, arrume a cama, tome um banho e coma algo. Se for viável, faça uma caminhada de 15 minutinhos e se alongue antes da jornada. Depois, mãos à obra!

3. Prepare o ambiente

A essa altura, você já está preparado. Mas e o ambiente? Escolha um local específico em casa para trabalhar. Se for possível ter uma escrivaninha com materiais de escritório organizados, melhor. Decore esse espaço como quiser e dê preferência para a iluminação natural. E nada de abrir mão do conforto! Assim, se você vai passar muitas horas sentado, invista em uma cadeira confortável.

4. Organize as atividades

Considerando que algumas pessoas precisam cuidar da limpeza da casa, dos afazeres domésticos e dos filhos por conta própria, surge a necessidade de equilibrar tudo. No entanto, se você está no seu momento de trabalho, essa deve ser sua prioridade.

Organize sua rotina para atender às necessidades do dia a dia. Você pode criar intervalos durante a jornada para buscar os filhos na escola e parar por 15 minutos para colocar a roupa para lavar, por exemplo. Outra opção é deixar as tarefas de casa definitivamente de lado enquanto está no seu horário de trabalho, deixando-as para o fim do dia.

empreendedora ao computador  cercada de todas as ferramentas e recursos necessários para realizar o seu trabalho
Providencie todos os recursos necessários para realizar suas tarefas

5. Providencie os recursos necessários

Ao trabalhar em casa, você vai precisar de um computador, de uma cadeira e de outros recursos e materiais para trabalhar adequadamente, incluindo softwares para comunicação, como o Skype e o Hangouts.

Ter uma boa velocidade na internet e uma linha de telefone fixo pode ser primordial, dependendo do seu tipo de trabalho. Pesquise os planos oferecidos pelas empresas e lembre-se: isso não é um custo, mas um investimento para que seu trabalho possa ser feito com tranquilidade.

6. Pense em um plano B

Um dos grandes dramas de quem trabalha no estilo home office é quando a internet cai. Afinal, não poder trabalhar ou se comunicar rapidamente pode ser um transtorno. Para não passar aperto, procure saber onde ficam lan houses ou espaços de coworking perto da sua casa. Você pode também combinar de usar a rede do vizinho ou de um conhecido nesses momentos.

O importante é garantir que o trabalho será entregue no dia e no horário combinados, buscando sempre finalizar as tarefas antecipadamente.

Empreendedor setado ao sofá com as pernas esticadas e com o computador no colo
Mantenha disciplina ao trabalhar

7. Mantenha a disciplina

Manter a disciplina em casa pode ser uma tarefa difícil. Para ter um controle maior, que tal definir prazos para a realização das próprias tarefas, mesmo que você não tenha que se reportar a ninguém? Definindo um prazo particular antes do prazo final, você termina tudo antes, podendo usar o tempinho que sobrar para descansar a mente e o corpo. Sem falar que, caso aconteça algum imprevisto, você tem margem para encontrar a solução ideal.

Outra dica é fazer uma lista de tarefas que devem ser cumpridas ao longo do dia. Você pode fazer tudo de uma vez ou separar mais atividades para aquele momento do dia em que é mais produtivo. Existem algumas ferramentas que podem ajudar nesse ponto, como:

8. Estabeleça uma rotina

Desenvolver uma rotina pode pode acelerar processos e fazer com que você seja mais produtivo, sabia? Depois do seu ritual de preparação para o trabalho, pense nas tarefas do dia e se planeje. Você pode testar anotar em uma planilha todos os momentos em que interrompe suas atividades para fazer alguma outra coisa. Saber para onde vai seu tempo é essencial para aprender a controlá-lo.

9. Divida o dia segundo sua produtividade

Se você é mais produtivo pela manhã, procure acordar mais cedo para trabalhar. Entretanto, não ultrapasse as horas que definiu como limite, combinado? Se você tem 8 horas para trabalhar e vai começar às 7 da manhã, com 1 hora de almoço, finalize suas tarefas até as 16 horas. Sempre que possível, adapte sua rotina à sua disposição.

10. Evite distrações

Pessoas requisitando sua atenção durante o horário de trabalho não deve ser sua única preocupação. Facebook, WhatsApp e Instagram, por exemplo, também podem ser um perigo. É preciso controlar seu tempo! Para isso, existem algumas ferramentas que você pode usar, como o Rescue Time, que mede seu tempo de permanência nas redes sociais. O que acha de checar essas plataformas só depois do expediente e na hora do almoço?

11. Crie suas próprias recompensas

Assim como terminar tarefas antes do prazo pode proporcionar mais tempo livre, também pode fazer com que você produza mais e, consequentemente, ganhe mais dinheiro. Assim, você pode poupar ou gastar consigo mesmo, seja em um passeio ou em uma semana de férias. Além disso, você pode criar pequenas recompensas ao cumprir todas as tarefas e metas propostas. É praticamente uma bonificação sua para si mesmo!

12. Entre em acordo com os moradores

Deixe muito claro para as pessoas que moram com você que seu horário de trabalho é para trabalhar, fazendo um acordo com todos. Evitar barulhos e conversas em um tom de voz alto, além de interrupções desnecessárias são pedidos primordiais para manter o foco na rotina de trabalho.

13. Faça exercícios físicos

Caminhar algumas vezes ao dia ou ter seu tempo de academia após o expediente é uma medida que traz muitos benefícios à saúde. Afinal, os exercícios ajudam a regular o funcionamento do corpo, normalizando os hormônios e trabalhando diferentes áreas do cérebro, ajudando inclusive a aumentar o poder de concentração e, com isso, a produtividade. Não abra mão da sua saúde física!

14. Tenha momentos de relaxamento

Esvaziar a mente é importante para qualquer pessoa. Estar com a família e os amigos em um clima tranquilo, assistir a um filme ou passear é importantíssimo para descarregar o estresse do dia a dia e manter sua mente descansada, pronta para o trabalho na hora de fazer suas tarefas.

Resumindo: o mais importante para manter ou aumentar a produtividade no home office é buscar sempre a disciplina e o equilíbrio entre as horas de trabalho e de descanso. Lembre-se sempre de fazer o que você pode com aquilo que você tem, pois é com a experiência que o aprendizado acontece mais rápido.

Por fim, se você achou essas dicas úteis e relevantes, por que não compartilhar esse post com seus amigos nas redes sociais? Divida esse conhecimento com eles!

Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: