O segredo para gerar oportunidades de negócios

Mercado
Publicada em 05/10/2018 - Fonte: Serasa Empreendedor
empreendedora oferecendo um pedaco de bolo, que pode ser uma nova oportunidade no engpocio dela

A busca por novas possibilidades de negócios é um dilema constantemente enfrentado pelos empreendedores. Afinal de contas, não só garantir a sustentabilidade do negócio, mas efetivamente expandir, mesmo em épocas de crise, é um desafio necessário para assegurar o bom andamento da empresa.

Hoje, o dinamismo do mercado exige que gestores estejam sempre correndo atrás de alternativas para gerar oportunidades de negócios a partir de novas ideias. A boa notícia é que são vários os caminhos que podem abrir portas, criando um ambiente propício para novas possibilidades. Pronto para achar sua brecha?

Na prática, as oportunidades estão em todas as partes. Só é preciso aprender a identificá-las e, claro, tirar as boas ideias do papel. Justamente por isso, é sempre bom estar atento aos problemas dos clientes, procurando entender o que limita o consumo, além de explorar os benefícios da comunicação digital.

Para ajudá-lo a identificar e gerar oportunidades de negócios, listamos aqui algumas dicas imperdíveis para alavancar de vez seu pequeno negócio. Confira!

Identifique oportunidades para novos negócios

um foto de uma baia, com um mar bem azul - representa
oceano azul – novas oportunidades e nenhum concorrência
Ao pensar em investir em novos negócios ou mesmo em começar uma empresa, é comum ter que se decidir entre diversas possibilidades. Qual ramo pode ser mais lucrativo, como traçar um plano de crescimento estratégico e qual o melhor momento para colocar tudo em prática? Esse é só o começo.

Para conseguir identificar oportunidades de novos negócios, o primeiro passo é levar em consideração que um projeto trará bons resultados se tiver relação com as necessidades dos clientes. Isso quer dizer que é importante considerar se há ou não potenciais clientes para seu negócio. Assim, as chances de a iniciativa dar certo são maiores.

É claro que, no mundo dos negócios, existe também o chamado momento certo, quando o mercado está favorável para o desenvolvimento de novas ideias. Você deve, portanto, estar sempre atento para avaliar se o momento é favorável ou não para investimentos.

Conheça bem o público que deseja alcançar

Essa dica é essencial para o sucesso de qualquer negócio: é preciso conhecer bem o público-alvo com quem se pretende trabalhar. Hoje em dia, existem várias ferramentas que podem ser usadas para descobrir hábitos de consumo e características dos consumidores, inclusive online.

Não custa ressaltar que esse conhecimento sobre o público não diz respeito apenas à faixa etária, ao sexo e ao estado civil, por exemplo. Para ter maior eficiência, é preciso ir além, identificando pontos que indiquem hábitos, preferências e necessidades, informações realmente relevantes.

Tudo o que conseguir descobrir sobre os consumidores pode ajudar a identificar onde eles estão e quais são as melhores formas de abordagem para que conheçam seu produto ou serviço, por exemplo. Os dados devem trabalhar a favor da segmentação do público, passo primordial para a criação de estratégias certeiras.

Procure se colocar no lugar dos consumidores

Não se iluda: o consumidor não vai dizer exatamente do que precisa. Afinal, muitas e muitas vezes, nem ele mesmo sabe quais são suas demandas e vontades. Por isso, é preciso sempre estar um passo à frente, a fim de mostrar aos clientes que sua solução é exatamente o que procuram para resolver um problema ou ter mais comodidade.

Lembre-se de que os compradores estão sempre em busca de produtos e serviços que facilitem o dia a dia. Para identificar as melhores alternativas para atender a essas necessidades, é preciso se questionar, colocando-se no lugar deles. A pergunta-chave para começar a desvendar tudo isso é: que os problemas os consumidores estão enfrentando?

A partir dessa indagação, tente obter respostas que englobem problemas pessoais, funcionais e até mesmo sociais. Essa forma de estudar o comportamento do público certamente o ajudará a descobrir o que pode ser uma boa solução para atender às necessidades dos consumidores antes mesmo de eles saberem que precisam de tal serviço.

Observe fatores que impedem o consumo

Empreendedor segurando sorvete, indicando que é um produto sazonal, no inverno cai muito a procura por esse tipo de produto
Fatores como sazonalidade podem também impactar o consumo.
Ser observador, sempre prestando atenção no que acontece ao redor, é outro passo importante nesse caminho para a descoberta de oportunidades. É possível, por exemplo, explorar alguns fatores que funcionam como impedimentos ou restrições para os consumidores. A partir do momento que você descobrir quais são eles, um novo mercado para negócios se abre.

Para você já ir pensando: falta de tempo e de dinheiro, por exemplo, são pontos fundamentais que costumam restringir o consumo. Levando isso em consideração, é preciso criar soluções para que esses 2 fatores deixem de ser impeditivos.

Um caso que permite entender bem esse contexto é a popularização de empresas que agendam consultas médicas com profissionais particulares com muito mais agilidade que o serviço público e ainda por um preço mais interessante que a mensalidade de convênios.

Esses negócios resolvem o problema do tempo, já que um cliente que precisa de uma consulta de urgência com um especialista não pode esperar pela demora do serviço público. Além disso, também levam em consideração a limitação financeira dos interessados, que precisam da agilidade de um serviço particular, mas que não dispõem de muitos recursos para pagar as mensalidades de um convênio médico.

Aposte no empreendedorismo digital

As novas possibilidades de comunicação criadas pelas redes sociais e pelo mundo digital em geral ajudam a estabelecer conexões com consumidores e, claro, a gerar novas oportunidades de negócios.

Mas atenção: isso não necessariamente significa que é preciso criar um e-commerce e começar a apostar nas vendas online, ok? É claro que se essa for sua intenção, é sim uma boa saída, mas a verdade é que o mundo digital também é um ambiente para conhecer um pouco mais sobre os clientes e mantê-los engajados com sua marca.

Nesse sentido, nada de usar as ferramentas disponíveis como se fossem perfis pessoais. O ideal é criar estratégias para usá-las de forma que possam trazer resultados para o seu negócio, sempre com profissionalismo, método e eficiência.

Aumente sua rede de contatos

Manter uma boa rede de contatos é fundamental para ficar a par das novidades do mercado, encontrar novos e melhores fornecedores, além, é claro, de manter um relacionamento positivo com os clientes. Pensando nisso, promova encontros, participe de eventos relacionados com seu mercado e esteja sempre atualizado.

Esses encontros e trocas de experiências ajudam a aumentar e melhorar as ideias, além de mantê-lo em constante contato com quem faz diferença no mercado. Sem contar que essa estratégia também ajuda a encontrar investidores e pessoas que podem acrescentar algo a seu projeto.

No fim das contas, o segredo está na resiliência para tentar, sempre em busca da superação! Você está pronto para essa jornada?

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