Score de crédito: por que avaliar as finanças do seu cliente?

Saúde Financeira
Publicada em 28/06/2019 - Fonte: Serasa Empreendedor
score de crédito

Um dos grandes desafios para pequenos e médios empresários, na hora de fechar contratos, é a inadimplência, que é uma ameaça para a saúde financeira de qualquer negócio. Uma estratégia válida nesse momento para contornar o problema e reforçar a segurança é a avaliação do score de crédito dos clientes. Esse tipo de análise mostra as chances de determinado consumidor honrar seus compromissos.

Quando um cliente não cumpre com seus pagamentos, ele prejudica toda a cadeia: sua empresa pode não conseguir cobrir suas despesas fixas e operacionais, pagar fornecedores e assim por diante. Por isso, continue a leitura deste post, saiba mais como funciona o score de crédito e por que ele é um aliado do seu negócio! Acompanhe!

O que é o score de crédito e como é feita essa consulta?

O score de crédito é uma métrica que calcula e avalia o nível do risco de se fazer negócio com um determinado consumidor, baseado em seu comportamento, histórico financeiro e relacionamento com o mercado, a partir de dados como:

  • Dívidas Vencidas Negativadas;
  • Consultas à Serasa;
  • Cadastro Positivo devidamente aberto;
  • Dados cadastrais do consumidor;
  • Processos judiciais;
  • Cadastro de emissão de cheques sem fundo.

A pontuação do score de crédito da Serasa Experian vai do 0 ao 1000. Quanto maior for a pontuação de um cliente, menores são os riscos de ele se tornar inadimplente. Da mesma forma, fazer negócios com um indivíduo que apresenta um índice baixo pode ser uma operação de alto risco, a depender de como são as políticas internas das empresas concedentes de crédito. A classificação funciona da seguinte forma:

  • de 0 a 300 pontos: score baixo, probabilidade de inadimplência alta;
  • de 300 a 700 pontos: score médio, risco moderado de inadimplência;
  • acima de 700 pontos: score alto, chances baixas de inadimplência.

Por que sua empresa deve fazer a verificação?

O modelo estatístico proposto pelo score de crédito ajuda empresas de diferentes segmentos a fazer transações mais seguras e com riscos reduzidos, tanto que ele virou referência quando o assunto é medir a reputação financeira de um consumidor no mercado. Usar esse índice a favor do seu negócio e das suas tomadas de decisão é muito vantajoso. Aqui, destacamos os principais benefícios de usar essa solução:

Evitar a inadimplência

Uma questão séria no Brasil é o alto número de pessoas endividadas. Infelizmente, o percentual de inadimplentes subiu em 2019. Hoje, mais de 60% das famílias no país possuem algum tipo de dívida. Esse índice impressionante mostra que empresários precisam ter atenção redobrada quando forem firmar contratos ou conceder crédito.

Como adiantamos no início, a ausência dos pagamentos dos clientes prejudica enormemente todo o ciclo produtivo e pode causar sérios problemas para uma empresa, que pode inclusive ter que fechar as portas.

Mapear a saúde financeira do mercado

É sempre uma boa medida mapear o mercado, especialmente a sua situação financeira. Conforme vimos, os números de endividamento e inadimplência no país não são animadores. Esses dados podem servir como aviso para que o empresário entenda o cenário atual e as oportunidades de fazer bons negócios. Ao mesmo tempo, o gestor tem informação sobre tendências e se prepara para momentos difíceis.

Entender como oferecer melhores formas de pagamento para cada cliente

Uma parcela dos seus clientes apresenta dificuldade para honrar compromissos ou faz pagamentos com atraso? Aplique os conhecimentos coletados via análise de crédito para monitorar as condutas de cada segmento da sua carteira e tome uma atitude proativa para evitar a inadimplência.

Por exemplo, proponha uma mudança nas datas de vencimento ou ofereça benefícios para aqueles que aderirem a meios como débito automático. Outra ideia é, caso um usuário tenha o score baixo e você acredite que não é uma boa ideia conceder parcelamentos, apresente a possibilidade de pagamento à vista, com desconto, para estimulá-lo a quitar tudo de uma vez só.

Amenizar riscos

O score de crédito é um ótimo recurso à disposição do empresário, que pode ser aproveitado para a gestão de riscos. Ele por si só não aponta que um determinado cliente pagará ou não — afinal, outros aspectos precisam ser levados em conta para se tomar uma decisão final —, mas é um índice que a ser usado pela empresa como um sinal de alerta. Cabe ao gestor interpretar esse indício e buscar formas mais eficientes de proteger seu negócio e contornar possíveis prejuízos.

Conhecer melhor o comportamento do consumidor

O cálculo do score de crédito é feito, essencialmente, via o estudo do histórico financeiro de um cliente. Logo, ao checá-lo, uma empresa tem a grande oportunidade de saber mais sobre os hábitos de consumo e toda a trajetória de um indivíduo quando o assunto é sua vida financeira.

Assim, além de conseguir distinguir entre os consumidores com baixa ou alta pontuação, o empresário conhece melhor o comportamento da sua carteira ou do seu público-alvo. Esses dados são úteis tanto na hora de restringir crédito como para entender o perfil do cliente comprometido que ajudará o gestor a alavancar seu negócio.

Pessoas com score médio, por exemplo, precisam ser observados com maior cautela. Eles podem ter uma dívida em aberto no momento devido a uma fase difícil, mas, em geral, tem um bom relacionamento com o mercado. Logo, deve-se ficar atento para ver se esse comportamento não é recorrente.

O score de crédito é uma ferramenta muito útil e estratégica para um negócio. Ao saber mais sobre o “currículo financeiro” de um cliente, a empresa se planeja e incorpora uma série de ações preventivas para conservar a saúde do seu fluxo de caixa e afastar o fantasma da inadimplência.

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