Como utilizar os produtos de cobrança da Serasa Experian?

Gestão
Publicada em 16/08/2019 - Fonte: Serasa Experian
produtos de cobrança da Serasa Experian

O impacto da inadimplência sobre o fluxo de caixa de uma empresa é alto. Dentro do planejamento estratégico, existe uma previsão de receita que, quando não é atendida, pode agravar a organização financeira de uma empresa. Você, como empresário, sente na pele o peso do que estamos falando.

Uma boa prática é antever esse risco e preparar o orçamento para evitar, ou pelo menos reduzir, essas consequências financeiras amargas. Mas a realidade é que lidar com a inadimplência também faz parte do dia a dia de um negócio. Como agir diante disso então?

Desenvolvendo uma estratégia de recuperação de crédito, que passa pela contratação de ferramentas de cobrança. A Serasa Experian trabalha com uma série de soluções nesse sentido. A proposta é oferecer recursos eficazes, mas que respeitem o momento financeiro do devedor que, antes de tudo, é um cliente. Isso significa que nenhuma empresa vai querer queimar esse contato. 

A melhor maneira de otimizar a relação entre crédito e recuperação é desenvolvendo uma visão integrada do ciclo de crédito. É por meio de uma percepção global que se torna possível identificar melhorias e aperfeiçoar a eficiência em cada parte do processo.

No ciclo de crédito, de forma básica, temos as seguintes etapas:

  • Concessão: busca e contratação de crédito. Pessoas físicas e empresas podem optar por financiar seu consumo e seus investimentos contando com recursos de instituições financeiras.
  • Gestão: administração do crédito contratado e, principalmente, das parcelas para que elas caibam na realidade financeira de quem está buscando um empréstimo.
  • Recuperação: quando o devedor não consegue honrar sua dívida, entra na inadimplência. Começa o processo de recuperação da dívida por parte do credor, que busca reaver o dinheiro concedido.

 

Como todas essas partes estão interligadas, ter uma visão ampla do processo é um fator fundamental para entender como uma etapa afeta a outra. Desse modo, é possível planejar e executar ajustes que tenham efeitos profundos em toda a dinâmica e não apenas em uma parte do processo, melhorando assim, os resultados.

Crédito e cobrança compõem um sistema integrado de gestão de risco. A atuação de um pode afetar o resultado do outro e o equilíbrio entre essas duas pontas do processo pode garantir a eficiência na redução de perdas financeiras. De um lado, cabe conceder crédito com critério cada vez mais apurado, de outro cabe implementar ações inteligentes para a redução dos danos causados pela inadimplência.

Quais são os produtos de cobrança da Serasa Experian?

O mercado hoje dispõe de algumas soluções muito eficientes. E a Serasa Experian oferece algumas delas. O Score (pontuação de crédito) pode ajudar nesse processo, por ser um modelo que pode ser usado para direcionar ações otimizadas de recuperação de crédito. Por meio de uma nota que pode ir de 0 a 1000, é feita uma distinção, dentro de uma carteira de cobrança, de quais devedores têm mais chances de pagar uma conta em atraso.

A base para a elaboração de um Score é a coleta e o cruzamento de dezenas de dados (como ocupação, renda, situação financeira e outras, no caso de pessoas físicas) agrupados em variáveis. Dependendo do perfil do negócio e dos devedores, um determinado conjunto de variáveis se juntam para atribuir uma nota ou score.

Embora esta ferramenta seja uma ótima fonte de informação para alavancar os resultados de cobrança, ainda é possível ir além. Para isso, é preciso contar com uma combinação estratégica entre dados de duas naturezas: internos e externos. No primeiro caso, sãos os dados que a própria empresa dispõe sobre sua carteira.

Montar um histórico de informações com base na sua própria experiência com os clientes é uma ótima ideia para criar um histórico e mapear sua carteira. Unir esses dados internos às informações de um bureau de crédito, como a Serasa Experian, cria uma inteligência única, com informações criadas e customizadas pela sua própria empresa, conforme suas necessidades.

Com o Pefin e o Refin, é possível incluir dívidas vencidas e não pagas através do envio de carta-comunicado para empresas e consumidores, além de inseri-los nos relatórios de crédito. A diferença entre Pefin e Refin é que o primeiro envolve dívidas de todos os setores da economia como, por exemplo, o varejo, enquanto o segundo engloba dívidas feitas com instituições financeiras.

Esses serviços consistem na regularização ou na inclusão de dívidas no banco de dados da Serasa Experian, com informações precisas sobre o cadastro do seu cliente (pessoa física ou jurídica). As soluções disponibilizam dados para a localização do consumidor, viabilizam a comunicação com ele por meio da carta-comunicado (que informa sobre o débito) e dão orientações para o pagamento.

Com o Pefin e o Refin, suas ações de cobrança são otimizadas e você tem a seu favor o fechamento de acordos com os diversos perfis de consumidores em atraso, com possibilidade de diferenciar propostas e descontos. Confira as principais vantagens de usar esses serviços:

  • Facilidade e segurança para localizar e comunicar clientes sobre débitos em aberto;
  • Precisão no processo de cobrança;
  • Redução de tempo e de custos para cobrar dívidas;
  • Oferta diferenciada de pagamento para clientes inadimplentes (carta-boleto);
  • Melhora significativa no percentual de recuperação de créditos (50% em média);
  • Lucro maior com redução de gastos no processo de cobrança e emissão de boletos.

 

Com o Recupera, a cobrança é feita de forma rápida, segura e sigilosa, possibilitando a avaliação do potencial de recuperação dos clientes inadimplentes com precisão e rapidez e sugerindo as ações mais adequadas de acordo com o perfil de comportamento do cliente no mercado.

Com essa solução, sua empresa consulta gratuitamente as pendências financeiras com os credores participantes e pode negociar com condições especiais. Confira as principais vantagens de usar esse serviço:

  • Recupere sua dívida mais rápido;
  • Menor custo de cobrança;
  • + de 5 milhões de CNPJs cadastrados;
  • + de 60 milhões de CPFs cadastrados;
  • Até 75% de recuperação.

 

Quando se trata de recuperação de clientes inadimplentes, as grandes empresas devem estar atentas novas tecnologias e ferramentas de cobrança que estão surgindo. Sistemas cada vez mais sofisticados precisos, aliados a canais digitais de múltiplas funcionalidades, estão gerando resultados expressivos

Os impactos e as possibilidades dessa nova realidade tendem a se traduzir em maior retorno financeiro redução da inadimplência. Entretanto, muito além dos ganhos financeiros imediatos, o grande essas tecnologias proporcionam está no relacionamento. Mais do que recuperar devedores, recuperam clientes.

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