Das principais redes sociais, qual é a melhor opção para o seu negócio?

Marketing e Vendas
Publicada em 06/09/2019 - Fonte: Serasa Experian
principais redes sociais

Embora tenham surgido relativamente há pouco tempo, as redes sociais provavelmente já fazem parte da sua vida, em diversas esferas. Desde assuntos familiares até questões profissionais, hoje em dia dificilmente algum aspecto dos nossos relacionamentos não passa, em certo momento, pelo que acontece nessas plataformas.

Diante disso, seu negócio deve estar presente no ambiente digital. Caso contrário, ele poderá perder chances de negócio, que dificilmente seriam conquistadas sem o intermédio desses sites e aplicativos. Por isso, veja no texto qual das principais redes sociais utilizadas no país é a opção que atende essa necessidade. Boa leitura!

Quais as redes sociais mais utilizadas no Brasil?

A forte presença e ligação dos brasileiros com as redes sociais fica bem clara quando analisamos os números disponíveis. Relatório de 2018 divulgado pelas empresas We are Social e Hootsuite mostraram que 62% da população possui conta em uma ou mais dessas plataformas, o que engloba um universo de mais de 130 milhões de pessoas.

Entre esses números, algumas redes sociais se destacam por concentrarem uma maior quantidade de usuários. Confira quais são a seguir!

Facebook

Com uma base de usuários ao redor do globo que supera 2 bilhões de pessoas, o Facebook ocupa um papel primordial no ambiente digital brasileiro. O país é o terceiro com maior número de usuários, reunindo 120 milhões de usuários. Isso nos deixa atrás apenas da Índia e Estados Unidos.

Embora seja muito utilizado para negócios, aos poucos a rede social vem perdendo espaço para isso, uma vez que é necessário investir em anúncios pagos para que os conteúdos atinjam um número maior de usuários.

WhatsApp

O WhatsApp, que desde 2013 pertence ao Facebook, segue os passos da empresa mãe quando o assunto é a preferência dos brasileiros. O aplicativo de troca de mensagens já é utilizado por mais da metade da população do país desde 2017, quando foi anunciado que o mensageiro contava com 120 milhões de usuários, número próximo do Facebook.

Se antes o aplicativo era focado na troca de mensagens entre pessoas, o lançamento do WhatsApp Business ampliou as possibilidades para os negócios que querem explorar os recursos dessa ferramenta.

Instagram

Coincidência ou não, o Instagram é mais uma rede social que pertence ao Facebook. Embora tenha menor base de usuários que as outras já citadas (em 2019 eram 70 milhões de brasileiros ativos), o Instagram leva vantagem ao ser considerada a rede social favorita dos jovens. Entre outras características, ao dar foco para as imagens, a rede social permite que sejam utilizadas estratégias criativas para a divulgação de um negócio.

Twitter

Conhecido pelo símbolo do passarinho azul, o Twitter fica bem atrás de outras sociais, com cerca de 30 milhões de usuários ativos no país. Contudo, essa rede social, se bem explorada, pode gerar oportunidades interessados, dependendo do público-alvo do seu negócio.

YouTube

Esse misto de rede social e plataforma de vídeos reúne quase 100 milhões de brasileiros, que passam horas todos os dias, consumindo os conteúdos produzidos por diversos produtores, o que torna o site bastante atrativo para estratégias de marketing que explorem essa capacidade de retenção, gerada pelos vídeos.

Qual a importância da estratégia para redes sociais em pequenas empresas?

Afinal de contas, por que empresas devem contar com uma estratégia envolvendo as redes sociais? É possível responder essa pergunta com os seguintes pontos:

  • as redes sociais são um meio relativamente barato de divulgação;
  • elas são ferramentas simples de usar;
  • elas facilitam o contato com os consumidores, funcionando até mesmo como canal de atendimento;
  • elas otimizam o tempo.

Com isso, ter uma boa interação nas redes sociais é importante para manter contato com seus consumidores, além de atrair clientes em potencial. Mas não é só isso. Com as redes sociais também é possível monitorar qual a imagem do seu negócio perante o público, bem como identificar quais são as estratégias da concorrência.

Como definir a rede social certa para o seu negócio?

Para uma boa utilização das redes sociais em uma estratégia de marketing digital, é preciso definir qual rede é a mais adequada para as necessidades do seu negócio. Obviamente, não é necessário restringir a sua atuação a apenas uma delas, mas concentrar esforços naquelas com mais possibilidades de retorno é o mais recomendado.

O Facebook, por exemplo, pode ser uma boa opção para quem quer consolidar sua presença digital, embora o alcance dos post por lá esteja cada vez mais reduzido. O Instagram, por sua vez, privilegia negócios com conteúdo altamente visual. Uma loja de roupas pode usufruir bem dessa rede, por exemplo. Já o WhatsApp costuma ser uma excelente ferramenta para ser utilizada como meio de comunicação mais próxima e personalizada com o cliente.

Dessa forma, a definição de quais redes sociais serão privilegiadas deve ser feita analisando qual delas está mais alinhadas com seu negócio, qual tipo de conteúdo será produzido e qual a disponibilidade de gerar esse material que alimentará esses canais.

Além disso, o perfil do público também é muito importante. Saiba qual rede social o seu público acessa mais e em quais dias e horários. Quanto mais informações, mais precisa será sua estratégia de marketing digital.

Quais dicas são fundamentais para a gestão de redes sociais de pequenas empresas?

Para obter sucesso nas redes sociais, é preciso ter uma gestão estratégica de marketing, considerando alguns pontos a partir das características do seu público-alvo e do seu negócio. Confira algumas dicas a seguir:

Defina a frequência de publicações

Na hora de definir as redes sociais e a frequência de postagem de conteúdos, priorize sempre a qualidade em detrimento à quantidade. Lembre-se de que pequenas empresas contam com recursos menores para investir nesse setor, então ter essa regra em mente ajuda a obter resultados melhores com custos compatíveis ao orçamento disponível.

Tenha um planejamento e defina metas

É preciso saber em que ponto você quer chegar com as redes sociais do seu negócio. Logo elabore um planejamento e tenha metas. Pense, por exemplo, quais são os tipos de engajamento que você espera ter na sua página no Facebook e o que busca alcançar com isso. Depois de determinado período avalie a performance da sua página e estude o que deve ser feito para alcançar a meta.

Meça seu desempenho

Tão importante quanto ter um planejamento com metas definidas, é acompanhar o desempenho do seu negócio nas redes sociais. Para isso, existem algumas métricas, que definem o alcance de cada conteúdo, em quais horários as publicações engajam mais internautas e se as suas reações estão sendo positivas.

Entender as principais redes sociais utilizadas pelos brasileiros é fundamental para quem quer fazer um bom trabalho ao colocar seu negócio à mostra no mundo online. Se bem explorados, esses canais podem trazer novas oportunidades de negócio, então avalie com cuidado cada movimento.

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