Afinal, você tem a mentalidade empreendedora?

Guia do MEI e ME
Publicada em 21/11/2018 - Fonte: Serasa Empreendedor

O empreendedorismo não depende de uma formação específica ou mesmo de um conjunto obrigatório de experiências. Afinal de contas, existem líderes de negócios com os mais variados perfis e histórias profissionais, não é mesmo? No entanto, existem sim pontos em comum entre os empresários de sucesso. Estamos falando da mentalidade empreendedora!

O grande desafio está no fato de que esses aspectos que a formam não são aparentes, pois tratam-se de posturas, pensamentos e atitudes. A boa notícia é que, mesmo que você ainda não possua essa visão, ela pode ser desenvolvida com a prática diária.

Portanto, nosso objetivo neste artigo é compartilhar quais são as principais características da mentalidade empreendedora para que você possa se dar bem nessa carreira — seja aproveitando qualidades que já tem ou estimulando essas virtudes. Vamos lá? Continue a leitura!

Realismo corajoso

empreendedor olhando para o horizonte com forte luz, demostrando coragem aos novos desafios
Realismo corajoso
Alguém tem dúvida de que é preciso ter coragem para empreender? Sem esse ingrediente, ninguém largaria a CLT para buscar ser dono do próprio negócio, certo?

Entretanto, tome cuidado para não confundir coragem com irresponsabilidade. A verdadeira coragem investiga cada detalhe sobre o próprio negócio. Sabe aqueles assuntos que você tem até receio de olhar? Às vezes pode ser o financeiro, a projeção de vendas ou a produtividade.

O que o empreendedor precisa é pesquisar e reunir o máximo de informações possível para conseguir planejar o futuro da sua empresa de forma realista. Para isso, é necessário avaliar o cenário do mercado, o perfil dos clientes, o preço praticado, o posicionamento da marca e assim por diante.

Uma pessoa com mentalidade empreendedora é aquela que consegue ser corajosa e realista ao mesmo tempo, avaliando cada detalhe da situação para não correr riscos desnecessários. Contudo, como nunca existirá um cenário totalmente seguro, o empreendedor age com coragem para superar as adversidades.

Capacidade de decisão

Todos aqueles que possuem uma mentalidade empreendedora têm a liderança como característica essencial. E ser líder implica em tomar decisões, não é verdade? Portanto, a capacidade de fazer escolhas constantemente é um dos principais aspectos de um bom empresário.

Basta olhar para a rotina de qualquer negócio para perceber que a necessidade da tomada de decisões é frequente. É preciso bater o martelo em assuntos macro, como o nome da marca, as estratégias de mercado e o posicionamento. Da mesma maneira, o gestor precisa realizar inúmeras escolhas no dia a dia, como na hora de delegar tarefas, priorizar investimentos ou optar por um fornecedor.

Não é à toa que muitos empreendedores chegam ao final do dia com a cabeça cansada. De fato, são muitos assuntos que exigem responsabilidade. Por isso, a capacidade de decisão deve se tornar um hábito para que, aos poucos, tudo se torne mais leve.

Visão estratégica

Empreendedor jogando xadrez, demonstrando toda a sua análise dos fatores envolvidos e poder de decisão estratégica
Visão Estratégica
Digamos que você tenha uma habilidade incrível para produzir doces e, por isso, antigos colegas e amigos começaram a fazer encomendas de brigadeiros e outros quitutes. As pessoas elogiavam seus produtos e os pedidos iniciais aconteciam de forma quase natural. Enxergando uma oportunidade, você decidiu empreender na área. Esse é o início da visão estratégica.

A partir daí, a situação passou a ser outra. Como líder de um negócio, você precisa se preocupar com uma série de outros assuntos, como as vendas, as entregas, as compras de ingredientes, as finanças etc. Logo, você se dá conta de que não pode mais olhar para o trabalho apenas como um profissional de confeitaria — é preciso pensar como empresário.

Um líder com mentalidade empreendedora traça metas para cada área do negócio, sempre visualizando o futuro de uma forma sistêmica, isso é, englobando o máximo de variáveis possíveis. Assim, a visão estratégica permite identificar pontos de melhoria e potencializar aquilo que já está dando certo. Em vez de colocar atenção em um único ponto, o verdadeiro empreendedor olha para o todo.

Raciocínio prático

Empreender exige que você estude, pesquise, tenha ideias e reflita a respeito de tudo o que está envolvido no negócio. Inclusive, a visão estratégica que citamos acima tem muito a ver com essa capacidade de reunir variáveis e planejar o futuro.

Porém, nem só de planos vive o empresário. Uma mentalidade empreendedora também deve incluir o raciocínio prático para resolver questões de maneira eficiente. Isso significa que, dia após dia, é preciso quebrar as metas e tarefas em diversas ações menores para encontrar as atividades que podem ser feitas agora.

Aliás, esse raciocínio prático ajuda a deixar seu planejamento mais eficaz e objetivo, facilitando as tomadas de decisões e a obtenção dos resultados desejados. Com isso, o realismo e a coragem também se acentuam, pois suas ações estarão baseadas em uma lógica simples e funcional.

Disciplina

Por fim, a quinta característica fundamental da mentalidade empreendedora é a disciplina. Ela é de grande importância, pois um empreendimento jamais alcança o seu ápice da noite para o dia.

Quem empreende logo percebe que existem altos e baixos. Há dias de conquistas importantes e outros em que nem tudo sai como o esperado. Por isso, a persistência e a disposição de dar sempre o seu melhor são fundamentais. É preciso sempre manter o comprometimento em alta a fim de alcançar os resultados esperados.

Além disso, disciplina tem tudo a ver com organização. Um empreendedor disciplinado consegue não só classificar e ordenar as demandas e tarefas, mas também gerenciar o seu tempo e energia para que essas ações sejam cumpridas no tempo determinado. Mais do que isso, a disciplina inspira possíveis parceiros ou colaboradores a buscar a excelência em suas funções, gerando assim um círculo virtuoso.

E então, você já tem uma mentalidade empreendedora ou ainda precisa construí-la? A maioria das pessoas possui qualidades que podem ser ampliadas e outras que precisam ser adquiridas. Portanto, se você ainda não é um empreendedor “formado”, não se preocupe. O importante é ter vontade de chegar lá e fazer o que for preciso para alcançar o sucesso. Agora, você já sabe os caminhos a tomar para isso.

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o nas suas redes sociais! Assim, você pode ajudar seus amigos e seguidores que também desejam empreender.

Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: