Trabalhar em casa funcionaria para você? Descubra!

Gestão do MEI
Publicada em 03/10/2018 - Fonte: Serasa Empreendedor
home offce, empreendedora tralhando na cama, é para você?

“Eu faço home office”: você provavelmente ainda vai ouvir bastante essa resposta ao questionar pessoas sobre seu local de trabalho. Em uma tradução livre, o termo em inglês pode ser entendido como trabalhar em casa. No entanto, a casa aqui não precisa realmente ser uma casa, ok? Afinal, se você precisa apenas de um notebook com internet, pode trabalhar de qualquer lugar, como em um café ou em um espaço de coworking.

A questão é que fazer home office é uma tendência do mercado de trabalho que vem ganhando cada vez mais adeptos não só no Brasil como no mundo inteiro. Isso porque os benefícios são bem atrativos, indo de uma melhor qualidade de vida à redução de custos, o que faz brilhar os olhos de qualquer empreendedor.

Pensando bem, quem é que não gostaria de não ter que pagar aluguel de um espaço ou de conseguir evitar o trânsito nos horários de pico, não é mesmo? Mas será que trabalhar em casa é para você?

Na prática, apesar de tantas vantagens, esse estilo de vida definitivamente não é para todos. Para descobrir se o regime de trabalho remoto funcionará bem para você e para seu modelo de negócio, confira a seguir os fatores que devem ser analisados antes de tomar sua decisão!

Natureza da atividade

A natureza do seu trabalho precisa combinar perfeitamente com o ambiente residencial. Isso significa que deve ser totalmente possível desenvolvê-lo sem causar problemas para você e para aqueles que vivem ao seu redor.

Dependendo da atividade exercida dentro de casa, pode acontecer de haver barulhos excessivos, receber muitas visitas de clientes, dissipar cheiros fortes, entre outras possibilidades que podem trazer à tona certo desconforto entre você e seus vizinhos ou até mesmo gerar multas e problemas com as autoridades locais.

Demandas de infraestrutura

Outro ponto primordial, mas que muitas vezes é negligenciado, diz respeito à infraestrutura necessária para fazer a empresa funcionar. Considere tudo que você precisa para trabalhar e pondere se consegue suprir essas necessidades dentro de casa.

Precisa de uma internet excepcional, uma sala de reuniões, uma cozinha maior ou providências do tipo? A desatenção a esses fatores pode resultar em uma imagem desleixada da sua empresa ou até mesmo tornar a produção inviável.

Vale ressaltar que, em alguns casos específicos, não é possível trabalhar em casa por ser necessário ter um alvará de funcionamento. Isso se deve por conta da legislação e precisa ser verificado com o órgão responsável no seu município, já que as leis podem variar de cidade para cidade.

Plano de crescimento

Se você está começando a enxergar seu pequeno negócio como uma verdadeira empresa, responda: já parou para pensar no futuro? Pois agora é a hora de se planejar!

Ao optar por trabalhar em casa, tenha em mente que não poderá contratar funcionários para regime presencial, caso seu desejo seja de expandir os negócios. Assim, seus futuros colaboradores terão que trabalhar remotamente também.

Traçar um plano de crescimento é importante para refletir sobre que direção e proporção sua empresa vai tomar, além de também analisar se essas projeções são aplicáveis para a realidade de home office.

Distrações do ambiente

cachorro deitado no chão e televisão ligada ao fundo
Animais e Televisão estão entre os maiores vilões para sua atenção

Trabalhar onde se mora pode ser um pouco complicado de gerenciar, podendo até mesmo atrapalhar sua produtividade. Família, cachorro, gato, tarefas domésticas, campainha, telefone: as distrações são muitas. E ainda tem mais: se você não mora sozinho, conseguir se concentrar não dependerá exclusivamente de você.

Para ter certeza que você conseguirá cumprir suas tarefas, o ideal é que fique bem claro para quem mora no mesmo local que, apesar de você estar em casa, o horário de trabalho é realmente de trabalho. Converse com a sua família e, se possível, reserve um local silencioso para ser seu escritório. Isso vai ajudar as pessoas a entenderem que está ocupado, além de trazer mais foco.

Características de personalidade

Além das questões diretamente relacionadas ao exercício da sua atividade empresarial, você também precisa avaliar se possui as características pessoais necessárias para trabalhar em casa.

É preciso ser extremamente organizado para gerenciar seu fluxo de trabalho e não ter dificuldade em se desligar do mundo para focar nas tarefas. Também é muito importante saber se comunicar com clareza para evitar mal-entendidos, já que a maioria dos contatos com clientes e fornecedores será por telefone, e-mail ou até mesmo chamadas de vídeo.

Isso nos leva a outro ponto que não pode ser negligenciado: a solidão. Trabalhar em casa significa, na maioria das vezes, trabalhar sozinho. Por isso, se você gosta de interagir com colegas de trabalho, prepare-se para essa mudança.

Horário de trabalho

empreendedora trabalhando na ca
Tenha local e horário definido para trabalhar.

Se você optar pelo regime remoto, terá mais liberdade para fazer seu próprio horário. Isso dependendo, claro, do seu ramo de atividade. Isso quer dizer que não vai precisar trabalhar necessariamente das 8 às 18 horas. Isso não significa, no entanto, que você não precise criar uma rotina.

Saber quando é hora de trabalhar e quando é hora de descansar traz muitos benefícios tanto para sua vida profissional como para a esfera pessoal, além de evitar prejuízos para o negócio, como queda na qualidade — o que não é raro acontecer quando se trabalha sempre por muitas horas seguidas, viu?

Divisão de contas

Se você quer ter sucesso como empreendedor, saiba: não é apenas o ambiente que escolheu para trabalhar, mas também sua atenção e seu tempo que devem ser separados da sua vida pessoal. É muito importante esclarecer que, escolhendo trabalhar em casa ou ter seu próprio espaço, você deve estar ciente de que as contas e a organização fiscal da empresa devem ser separadas das contas pessoais.

Nesse quesito, possuir um CNPJ como Microempreendedor Individual (MEI) pode ser fundamental para fazer essa separação e lidar de forma mais tranquila e organizada com a burocracia envolvida em ter o próprio negócio.

Deu para perceber que, por trás de todos esses fatores apresentados, a determinação é essencial, certo? Por isso, qualquer que seja sua decisão, o foco e a paciência vão fazer toda diferença no futuro.

E então, conseguiu decidir se trabalhar em casa é ou não a sua praia? Para mais dicas sobre empreendedorismo, acompanhe-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Instagram.

Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: