Como as ferramentas de análise de crédito podem otimizar a sua rotina?

Crédito
Publicada em 02/09/2019 - Fonte: Serasa Experian
ferramentas de análise de crédito

Manter a saúde financeira da empresa é um desafio para qualquer empreendedor, especialmente para aqueles que atuam no mercado com vendas a prazo e precisam estar protegidos contra fraudes e inadimplência. Nesse contexto, uma boa gestão deve contar com planejamento, controle sobre as finanças e o uso de ferramentas para análise de crédito.

Desenvolvemos este conteúdo com o propósito de apresentar a você informações a respeito do uso de novas ferramentas para análise de crédito, somadas a dicas de como elas podem ajudar a otimizar a rotina do seu negócio. Acompanhe e entenda!

A análise de crédito na gestão financeira empresarial

A análise de crédito é um processo fundamental dentro de uma relação comercial, especialmente quando a economia do país sofre oscilações frequentes em razão de decisões políticas e movimentos governamentais.

No momento em que a empresa realiza a verificação da situação financeira de um cliente, além de estar buscando uma informação que vai ajudar a proteger o negócio de eventuais problemas de inadimplência, está contribuindo para vendas que tragam resultados mais eficientes para a organização. Assim, a análise de crédito, nada mais é do que um meio de garantir a manutenção da saúde financeira da empresa, minimizando o risco de inadimplência e qualificando o rol de clientes e parceiros que possuem crédito dentro do seu negócio.

Vantagens de usar ferramentas para análise de crédito no seu negócio

A consulta ao CPF e ao CNPJ é uma prática que vem ganhando espaço diante do aumento da inadimplência. Muitas empresas enfrentaram — e ainda enfrentam — problemas de crédito simplesmente por não possuírem uma gestão alinhada e que realize análises prévias de crédito antes do fechamento de suas vendas. Neste contexto, as ferramentas para análise de crédito trazem muitos benefícios práticos para as organizações.

Redução da inadimplência e dos riscos

Ferramentas para análise de crédito tem a função principal de reduzir o índice de inadimplência dentro das empresas. É importante destacar que algumas das melhores ferramentas disponíveis no mercado fornecem dados e análises completas e complexas dentro de uma consulta ao CPF ou CNPJ.

Empresas que dependem de concessão de crédito estão sujeitas ao risco de inadimplência, entretanto, a análise ao crédito é uma excelente estratégia para a redução dos índices de atraso no pagamento e os prejuízos que estes atrasos podem causar no cronograma financeiro do negócio.

Qualificação e poder de decisão

Ao investir em soluções de análise de crédito a empresa está qualificando o seu poder de decisão e investindo na sua segurança financeira e operacional. Sem dúvida, ampliar o poder de decisão em torno da liberação de crédito é uma das principais vantagens que as ferramentas para análise de crédito podem oferecerAinda, é possível que a gestão empresarial tenha uma visão mais rica do mercado, dos clientes e, até mesmo, dos fornecedores que atuam em parceria com o seu negócio.

Aumento da produtividade

Muitos gestores não têm percepção acerca do benefício da produtividade. O uso de ferramentas específicas para análise de crédito agiliza os processos operacionais dentro das empresas, uma vez que automatiza a parte de diagnóstico financeiro e, consequentemente, reduz a demanda de trabalho humano.

Desta forma, a tecnologia oferecida pelas ferramentas de análise agrega no aumento da produtividade. Isso porque os profissionais, que antes atuavam na análise, agora podem direcionar suas energias para outras atividades.

Conhecimento sobre o cliente

Por fim, o acesso a informações sobre o histórico financeiro do cliente ajuda a empresa a traçar um perfil, identificando, por exemplo, sua capacidade de pagamento e o comportamento diante das obrigações financeiras assumidas. Assim, ao saber o comportamento do cliente, é possível criar grupos de clientes, classificando-os de acordo com o risco de inadimplência que eles oferecem para a sua empresa.

Conheça as soluções para análise de crédito da Serasa Experian

A consulta de CNPJ e CPF é uma solução que a Serasa Experian oferece para análise de crédito. Com ela, você tem acesso a informações de crédito de clientes e fornecedores. O uso dessa ferramenta permite que as empresas tenham condições de qualificar o seu processo de decisões e concessão de créditos, estando baseadas em informações confiáveis de mercado.

A ferramenta é versátil e atende às necessidades de diferentes tipos de negócio. Para usar, basta comprar créditos, escolher o tipo de consulta que deseja fazer e utilizar os créditos da forma que achar mais conveniente.

Identificador de Dívidas

Com essa solução, a consulta é mais simples e rápida. O Identificador de Dívidas oferece informações básicas para o processo de tomada de decisão: dados sobre dívidas por CPF ou CNPJ e dados cadastrais do cliente pesquisado.

Consulta intermediária

O relatório intermediário oferece um panorama direcionado para identificação de dívidas. Além do Score (pontuação de crédito) do CPF e do CNPJ, a consulta intermediária traz informações sobre dívidas, cheques, bem como dados cadastrais do cliente. É essencial para quem busca informações sobre dívidas de uma empresa ou quer complementar o relatório de consulta básica feita com o Identificador de Dívidas.

Consulta completa

Na consulta completa você tem acesso a um relatório amplo, que inclui consultas à Serasa Experian e ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Score do CPF ou CNPJ, protestos, cheques, dívidas vencidas e negativas, e muitas outras informações. Este acesso permite ter informações que podem ser utilizadas na categorização do cliente quanto ao seu histórico e nível de risco para a sua empresa.

Em meio a um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, o acesso a informações qualificadas contribui para a saúde financeira e o sucesso de qualquer negócio. Por isso, investir em ferramentas para análise de crédito é um passo importante na gestão, estratégia e operação da sua empresa. Por isso, a consulta na Serasa Experian é considerada uma das melhores soluções para quem busca inteligência na tomada de decisão de crédito.

Quer implementar ferramentas para análise de crédito na sua empresa? Entre em contato com a Serasa Experian e descubra como podemos ajudar no planejamento e gestão financeira do seu negócio.

Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: