Credibilidade: saiba como conseguir ter um bom nome na praça

Gestão
Publicada em 28/01/2019 - Fonte: Serasa Empreendedor
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A credibilidade é fator-chave para qualquer empresa conseguir se destacar no mercado. Afinal de contas, os consumidores preferem adquirir produtos e contratar serviços de marcas em que confiam! 

Embora não seja algo que se conquiste da noite para o dia, algumas práticas podem ajudar bastante. Quer conhecer algumas delas? Então continue a leitura!

Construa um posicionamento de marca

Basicamente, a forma como uma marca se posiciona é como o mercado a enxerga, mostrando por que aquele negócio deve ser escolhido em vez do concorrente. Alguns aspectos que definem esse posicionamento são o comportamento, os diferenciais que a empresa oferece e a forma como ela se destaca das demais.

Para construir um posicionamento de marca, é preciso alinhar a comunicação em todas as etapas do processo de marketing. Tudo precisa estar de acordo com esse planejamento, incluindo materiais online e offline sobre a empresa, postura dos vendedores e canais de comunicação com o cliente.

Colocar isso em prática requer que a empresa tenha valores claramente definidos, além de conhecer bem os clientes, os produtos ou serviços que oferece. Quando a imagem transmitida pelo negócio é sólida e cuidadosamente construída, sua credibilidade aumenta e os clientes passam a enxergá-lo de forma mais positiva.

Deixe clara qual é sua vantagem competitiva

Você sabe qual é a grande vantagem competitiva da sua empresa? Se sim, deixe-a clara também para os clientes! Já se você ainda não identificou o que de fato o diferencia dos concorrentes, precisa reservar um tempo para analisar sua empresa e o mercado em que atua.

Na prática, nem sempre é fácil compreender quais são os diferenciais de um negócio. Por isso, o indicado é adotar uma gestão estratégica, além de listar os pontos positivos para desenvolver aqueles com maior potencial de diferenciação.

Observar o comportamento dos concorrentes e entender o que funciona no mercado é importante sim. No entanto, em vez de tentar seguir o mesmo caminho de alguma outra empresa, o que você tem mesmo que fazer é fortalecer a identidade da sua marca, apostando em suas qualidades.

Pergunte-se: por qual motivo os clientes deveriam ir até sua empresa e não nos concorrentes? Quando você construir essa vantagem competitiva, poderá destacar sua marca das demais.

Jovens conversando e se divertindo, independente do seu publico ele devem estar satisfeito com o seu serviço de assinatura.
Entender o público alvo é essencial para qualquer negócio.

Entenda as demandas do seu público-alvo

Não tem mistério: as empresas têm públicos diferentes. Mas isso pode acontecer até dentro de um mesmo segmento, sabia? 

Imagine que 2 marcas comercializam sapatos para mulheres, mas uma tem como foco mulheres maduras, enquanto a outra foca em mulheres jovens. Elas precisaram determinar uma estratégia diferente de venda, pois são públicos com especificidades e necessidades diferentes.

Anote aí: independentemente do público-alvo de seus concorrentes, você precisa saber para quem vai vender. Essa definição ajuda a trabalhar a aceitação do público em relação aos produtos e serviços oferecidos, além de apontar para necessidades de ajuste a fim de superar as expectativas dos clientes.

Para definir seu público-alvo, busque o máximo possível de informações, inclusive sobre a demografia e o mercado em que atua. Depois, segmente o mercado, criando subgrupos com comportamentos de compras semelhantes.

Desenvolva ofertas que atendam às necessidades dos segmentos que você escolheu para trabalhar. É possível inclusive pensar em necessidades que ainda não foram atendidas, criando automaticamente a tão sonhada vantagem competitiva.

Durante esse processo, tenha em mente que seu gosto pessoal pode não ser satisfatório para o cliente. Em vez de trabalhar em cima de achismos, portanto, faça pesquisas e analise bem o comportamento e os interesses da sua audiência.

Vale lembrar que você até pode ter um público abrangente, mas precisa estar ciente de que, quanto mais definido for sua clientela, o trabalho para conseguir satisfazê-la será menor, assim como a operação de marketing terá custos mais baixos. Por outro lado, os resultados vão às alturas!

A dica para os microempreendedores é, assim, que comecem pequeno, crescendo em um nicho menor. Conforme a capacidade da empresa aumenta, você pode pensar em expansão!

Garanta a saúde financeira da empresa

Conheça o Saúde do seu negócio e garanta a saúde da sua empresa

Assim como o cuidado com a saúde pessoal se dá por meio de atitudes que evitam o desenvolvimento de doenças, a saúde financeira de uma empresa também precisa de atenção para que possa dar lucro e se desenvolver adequadamente. Contabilizar os gastos deve ser o primeiro passo.

Fazer a gestão correta dos custos é primordial para que a empresa não se afunde em dívidas, sofrendo com impactos negativos difíceis de reverter. Uma boa forma de fazer essa contabilização é classificando todos os valores que saem do fluxo de caixa.

Você pode dividir os gastos em categorias. Classificadas como estrutura, por exemplo, inclua contas de internet, aluguel, água e luz. Na caixinha do marketing, coloque os custos com pagamento de colaboradores e investimento em anúncios, por exemplo. Essa segmentação facilitará a avaliação caso seja necessário realizar algum corte.

Além disso, monte um plano de contas para controlar os prazos de pagamentos e recebimentos. Assim, você identifica mais facilmente problemas como falta de caixa por vendas a prazo ou por conta de prazos apertados com os fornecedores.

Outra atitude que colabora para a manutenção da saúde financeira da empresa e gera credibilidade é a quitação de dívidas em curto prazo. No universo dos negócios, é mais que comum precisar de um empréstimo ou outro, especialmente para dar aquele pontapé inicial na empresa. Porém, quando essas dívidas não são pagas em dia, podem gerar juros, virando uma bola de neve difícil de reverter.

Uma forma de evitar isso é separando o valor mensal correspondente ao pagamento dessas contas, impedindo que essa quantia seja redirecionada para outros fins.

Mas evitar ficar no vermelho não é o único caminho. Também é importante estipular metas para expandir seus negócios. Para não ir além do que pode, o planejamento é fator essencial, ajudando a definir metas ao mesmo tempo desafiadoras e alcançáveis.

Tenha sempre um capital de giro, fique atento ao cenário econômico e contrate um bom contador. Pode acreditar: essas ações farão toda a diferença para a saúde financeira da sua empresa.

Empreendedor negro cumprimentando seu cliente
Primeiro cliente ninguem esquece

Conquiste a confiança dos clientes

A essa altura, tendo seguido nossas dicas, você terá uma empresa com grandes chances de crescimento. Mas ainda pode estar pensando: afinal, como essas ações contribuirão para que minha marca conquiste credibilidade?

Fato é que, com uma empresa promissora, você consegue desenvolver associações com outras empresas de prestígio, bem como com órgãos regulamentadores, institutos de defesa do consumidor e demais instituições com credibilidade atestada.

Você também poderá conquistar e mostrar prêmios, troféus, selos de qualidade e certificações de acordo com a área de atuação da empresa. Com isso, o mercado compreenderá que pode confiar nos produtos e serviços que você oferece.

Fazendo um bom trabalho, a marca ainda conquista clientes satisfeitos, que podem contribuir com testemunhos e relatos positivos nas redes sociais e, claro, no bom e velho boca a boca.

Todas essas vantagens poderão ser ressaltadas junto com outras evidências. É possível destacar o tempo de mercado, o número de consumidores atendidos, a carteira de clientes com nomes de empresas relevantes, entre outras informações que comprovem a credibilidade do seu negócio.

Serasa Empreendedor pode ajudar nesse processo, oferecendo ferramentas para agilizar a expansão do negócio, além de facilitar o acesso ao crédito e diagnosticar a saúde financeira da sua empresa. Entre em contato conosco!

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