Consulta ao CPF: por que você deve incluir na análise de crédito do seu cliente

Finanças
Publicada em 27/05/2019 - Fonte: Serasa Empreendedor

A prevenção de calotes é apenas um recorte de todos os benefícios que a análise ao CPF traz para o negócio. Avaliando efeitos dessa consulta no longo prazo, você perceberá que são ainda melhores.

É como o famoso efeito borboleta da Teoria do caos: o simples bater de suas asas pode afetar o curso natural das coisas, e assim, causar um furacão. Evitar no presente um único prejuízo ou início de um contrato com inadimplências frequentes pode garantir a estabilidade necessária para a empresa se expandir.

Neste post reunimos alguns pontos que confirmam essa tese, e reforçam a necessidade do empresário de investir em políticas de proteção à saúde financeira do seu negócio. Confira.

Análise do comportamento do cliente em momentos de crise

O comportamento do cliente tem algumas alterações em momentos de crise, e tudo isso pode indicar a probabilidade de calotes. Por isso, é preciso fazer algumas observações das atitudes presenciais, ou mesmo nos pedidos realizados à distância, por telefone ou e-mail, por exemplo.

No caso da venda ser realizada entre pessoas jurídicas (o conhecido B2B), saber como anda o mercado do cliente (se ele está com boas perspectivas de negócio) pode ser uma boa maneira de entender sua realidade. A outra maneira de saber isso pode ser pela natureza do pedido. Se ele está aumentando suas vendas e precisa de mais matéria-prima ou produtos, pode ser um indicativo positivo, por exemplo.

Fazer considerações sobre seu histórico de compra, se houver, também pode ajudar no entendimento do comportamento do cliente. Ele compra regularmente? O volume de seus pedidos está crescendo ou diminuindo? Seria um ajuste para melhorar o escoamento de produtos, ou uma dificuldade financeira?

Todas essas considerações podem ajudar no entendimento da realidade do cliente, por isso, criar uma rotina para análise do histórico é fundamental.

Cada negócio terá critérios para análise da saúde financeira e relacionamento para concessão de crédito. Dessa forma, é preciso considerar os clientes mais adequados para o perfil do negócio. Tais como caráter do cliente, sua capacidade financeira de arcar com a despesa que está propondo, seu capital declarado, como ele lida com outras dívidas que já possui etc.

Redução da inadimplência

Existem algumas formas de reduzir a inadimplência, entre elas, cabe citar:

  • fortalecer o relacionamento com o cliente, seja conversando regularmente, entendendo suas necessidades e personalizando o máximo possível a relação comercial;
  • definir corretamente a data de vencimento, considerando que os clientes possuem fluxos de recebimento diferentes, e um prazo ruim pode naturalmente fazer com que fiquem inadimplentes até terem o dinheiro para efetuar o pagamento;
  • ter uma régua de cobrança com diferentes níveis de intervenção e comunicação, mas sempre, de maneira respeitosa;
  • fazer ações preventivas, como informar o cliente antes do vencimento sobre sua obrigação e a adoção da consulta ao CPF com a solução da Serasa;

Clareza no planejamento financeiro

Reduzindo a inadimplência, o faturamento mensal tende a se manter de maneira regular, seja no mesmo patamar, seja em um crescimento dentro do estimado. Assim, é possível prever meses seguintes onde novos investimentos serão necessários para comportar a expansão ou aqueles que, pela sazonalidade, terão o volume de vendas reduzido.

Seja qual for a situação, o empresário pode criar estratégias antecipadamente para contornar tais situações e prosperar seu negócio com as oportunidades.

Proteção contra golpes e ações maliciosas

Outras ações com caráter preventivo são aquelas que visam proteger o negócio contra golpes comuns no comércio. Para isso, é preciso ficar atento aos noticiários e informações de entidades de classe, como aquelas integradas por outras empresas e lojistas dos ramos de atuação. Treinar a equipe de vendas para identificar ações maliciosas também é muito importante.

Dessa forma, é fundamental educar os colaboradores para identificar notas falsas, preenchimento correto de folhas de cheque, para solicitarem documentos originais no ato da compra, pedir referências, telefone de contato e outros dados para o cadastramento do pedido e do cliente no sistema de gestão de venda.

Além disso, como o momento da venda é derradeiro, é preciso que os vendedores estejam preparados para unificar todas essas diretrizes para um bom atendimento e negociação.

Ou seja, eles devem estar preparados para oferecer produtos ou negociar pedidos, mas, ao mesmo tempo, assegurar que o pagamento estará dentro das condições de segurança para as finanças da empresa.

Desenvolvimento de processos de liberação de crédito mais eficientes

Inserindo a consulta ao CPF na rotina e processos da empresa, a política de concessão de crédito é regulamentada, e, independentemente do cliente ou a natureza de sua captação, o processo de averiguação pode ser estabelecido.

Isso pode ser fundamental para a entrada de novos funcionários, aberturas de filiais do negócio ou entrada de novos canais, como a eventual venda pela internet de uma loja, por exemplo. Ou seja, mesmo com o crescimento do volume de vendas e a forma de relacionamento comercial, os pagamentos estarão assegurados por uma política de crédito eficiente e que não depende de comandos ou burocracias para que sejam executadas.

Manutenção de uma base de clientes estratégica

Garantindo que todos os clientes regulares sejam confiáveis e bons pagadores, é muito mais seguro conceder novos créditos, propor novos negócios ou produtos.

Além disso, a estimativa de receita nas apurações mensais fica mais real e permite que o gestor crie estratégias para o futuro com mais garantia, inclusive de captar novos clientes. Afinal, ele terá um faturamento saudável e garantido com a base existente.

Por tudo isso, a consulta ao CPF é fundamental para o crescimento do negócio, já que elimina problemas e prejuízos que precisariam ser solucionados e permitem que o gestor e sua equipe foquem na evolução da empresa. Além disso, garante melhor relacionamento com os clientes e a possibilidade de construir programas de fidelização mais consistentes e que gerem valor ao negócio.

Nesse sentido, a consulta ao CPF da Serasa possui todas as soluções que o empresário necessita. Inclusive, pode ser ajustada conforme sua demanda, a partir da compra de créditos para utilizar na ferramenta ou assinatura mensal, sem limite de acesso no período determinado.

Quer saber qual delas escolher? Converse com um de nossos consultores e tire suas dúvidas.

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