Como colocar minha empresa na primeira página do Google?

Marketing e Vendas
Publicada em 25/02/2019 - Fonte: Serasa Empreendedor

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Como colocar minha empresa no Google? Como aparecer como resultado das buscas logo na primeira página? Cada vez mais empresários fazem essas perguntas, já que hoje em dia a internet se tornou o principal meio de divulgação para grande parte das marcas. Se você também tem dúvidas nesse sentido, está no lugar certo.

Neste post explicaremos como o site da sua empresa pode aparecer nos primeiros resultados do Google. Para isso, compartilharemos os 4 principais pontos de otimização a fim de obter um bom ranqueamento, além de trazer conceitos importantes para esse objetivo.

Ficou interessado? Continue lendo para saber mais!

Quais são os critérios de classificação das pesquisas no Google?

Cada vez mais o Google tem se aperfeiçoado nos critérios para classificação de suas pesquisas. Conhecendo-os, você poderá moldar sua página nos formatos ideias para ter uma ótima posição nos resultados de busca. Por isso, veja a seguir os critérios usados pelo Google:

Parâmetros e métricas

O Google avalia cerca de 200 parâmetros dentro de cada site. Desse total, apenas 20% ou 30% são divulgados. Além disso, as métricas são alteradas frequentemente. Ou seja, um critério que hoje tem um peso de avaliação de 10 pontos, amanhã poderá ter 9 ou subir para 11; uma métrica que não existia ontem, hoje pode ser colocada em avaliação.

Qualidade do conteúdo

A maior preocupação do Google é levar conteúdo de qualidade para seus usuários. Por isso, estar no topo das pesquisas não é tarefa fácil.

Os conteúdos mais relevantes, de acordo com a classificação do Google, serão mostrados para os usuários nas primeiras posições da busca orgânica. Para alcançar essa colocação, é fundamental que você crie conteúdos de qualidade para seu público-alvo e sempre siga os parâmetros fundamentais do Google.

O que é SEO e por que esse conceito é tão importante?

Em português, SEO significa Otimização de Sites para Buscadores de Pesquisa. É uma ferramenta gratuita que permite que seu negócio otimize o conteúdo do site, tenha um alto índice de relevância e, assim, alcance o topo das pesquisas do Google de forma orgânica (sem investir em anúncios pagos).

Para qualquer negócio, não basta simplesmente aparecer: é preciso manter-se na primeira página a fim de conquistar novos clientes sem ter que colocar a mão no bolso. Daí a importância das otimizações.

Lembre-se que você precisa se dedicar para aparecer na primeira página, mas deve ter o dobro de empenho para permanecer nas primeiras colocações. Afinal de contas, na busca orgânica sua empresa aparece para os usuários de forma gratuita, o que torna a concorrência muito forte.

Quais são as 4 principais ações na otimização de sites para colocar minha empresa no Google?

Agora que você já viu sobre os critérios de classificação do Google viu como o SEO é importante, confira o que pode fazer para otimizar o ranqueamento da sua empresa no Google:

1. Crie conteúdo de qualidade

Como mencionamos, esse é um dos pontos mais relevantes para o Google, uma vez que o buscador preza demais pela experiência do usuário. Ele quer que o assunto pesquisado seja encontrado com rapidez e alta qualidade.

É fundamental que cada conteúdo foque em uma palavra-chave bastante buscada pelo seu público-alvo. Por exemplo, se você vende aparelhos de ar-condicionado, pode criar páginas e conteúdos com palavras-chave como “instalação de ar-condicionado”, “ar-condicionado” e “qual é o melhor ar-condicionado”.

Será por meio dessas palavras-chave que sua empresa ranqueará o conteúdo que produz. Pesquise os melhores termos para o seu segmento e desenvolva um conteúdo relevante e autoral.

2. Libere o sitemap

O sitemap é um arquivo (normalmente no formato XML) que funciona literalmente como um mapa do seu site, mostrando para o Google — e para os usuários — todos os caminhos para chegar aos conteúdos disponíveis. Na prática, ele é basicamente uma lista com todas as URLs (páginas) que compõem o seu endereço web.

Imagine que você entra em uma loja de departamentos e, por lá, encontra vários tipos de itens. A home do seu site seria a entrada principal da loja, enquanto os menus são os diferentes corredores, cada um com a sua categoria de produtos. Ao entrar no estabelecimento, a pessoa recebe um mapa com todas as seções da loja e as mercadorias disponíveis.

O sitemap é de extrema importância para o posicionamento de um site. Afinal, o Google ou os usuários não desejam se perder nos “corredores” do seu site. Assim, você disponibiliza um “atalho” para a leitura de todo o conteúdo.

Através dessa leitura, o buscador enxerga as páginas do site e as atualizações realizadas. Sem utilizá-la, você dificulta a leitura aprimorada e pode perder muitas posições no ranqueamento. O sitemap pode ser trabalhado por meio do Google Search Console, antigo Google Webmaster Tools.

3. Otimize o título do artigo e a URL

A URL da sua página ou artigo também deve ser otimizada com SEO. Prefira sempre criar URLs curtas e focadas no conteúdo abordado na página. Assim, você eleva suas chances de aparecer na primeira página do Google.

O mesmo vale para o título de cada página do seu site (também conhecido como H1 ou hierarquia 1). Esse é um dos principais fatores que o Google utiliza para compreender do que o conteúdo se trata. Utilize sempre a palavra-chave — de preferência, no início do título.

4. Use uma descrição atrativa

Sabe quando você pesquisa algum assunto no Google e, antes de clicar no link, consegue ler um resumo do material? Essa tática chama-se meta description e é utilizada para indexar o conteúdo de uma maneira mais atraente.

Pode até parecer bobo, porém essa descrição é uma espécie de vitrine do seu conteúdo e é uma das primeiras coisas lidas pelo Google. Nela, sempre devem conter a palavra-chave e um breve conteúdo atrativo. Normalmente, você pode editar a meta description ou descrição na parte inferior de cada página do seu site. Se não enxergar essa opção, procure instalar um plugin de SEO, como o Yoast.

Existem outras maneiras de colocar minha empresa no Google?

Agora que você sabe sobre boas ações para otimizar sua posição no Google, veja outras maneiras que ajudarão você nessa missão:

AdWords

O AdWords nada mais é do que a plataforma de links patrocinados do Google. Essa é uma forma de investir dinheiro em anúncios, fazendo com que seu site ou página possa aparecer na primeira página das buscas logo no primeiro dia. A desvantagem, naturalmente, é que você precisa pagar por isso.

De qualquer maneira, para quem está começando a investir em SEO, apostar no AdWords aumenta a visibilidade do site. A ferramenta também permite que o seu site apareça para o seu público nas pesquisas relacionadas aos produtos ou serviços que sua empresa oferece — inclusive quando o usuário buscar pelo nome de um concorrente, por exemplo. Essa é uma ótima forma de posicionar o seu site no topo do Google a curto prazo, conquistando visitas rapidamente.

Google Maps

Colocar seu negócio no Google Maps também faz com que ele apareça nos resultados de pesquisa numa posição destacada. Para isso, primeiramente você deve se cadastrar no Serviço Google Maps.

Após o registro, procure a opção “Coloque a sua empresa no Google Maps“. Você vai, então, preencher um formulário sobre a ação que pretende tomar, neste caso, colocar sua empresa no Google Maps. Em seguida, selecione a categoria da companhia, horários de funcionamento e adicione fotos ou vídeos para dar uma maior visibilidade a sua marca.

Investimento em marketing de conteúdo

Ao contratar uma empresa especialista em marketing de conteúdo, você não precisará se preocupar com questões técnicas, como o SEO, nem com a produção de materiais. A agência fará isso por você, ficando responsável pela elaboração de artigos com foco nas buscas do Google.

O trabalho de SEO aliado ao marketing de conteúdo costuma ser a estratégia mais eficiente para colocar uma empresa na primeira página do Google. Este artigo, por exemplo, foi desenvolvido especialmente para quem pesquisa sobre “como colocar minha empresa no Google”. Interessante, não é?

De todo modo, conforme mencionado, existem alternativas para quem ainda não obteve um bom ranqueamento, como o investimento em anúncios pagos. O importante é que você teste diferentes opções e meça os resultados que elas trazem, verificando o retorno que cada investimento proporciona.

Agora que você já tirou a dúvida sobre como conquistar a primeira página nas pesquisas na internet, aproveite para nos seguir nas redes sociais! Estamos no FacebookLinkedIn e Instagram.

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