Como melhorar a aquisição de clientes e garantir saldo positivo no fim do mês

Marketing e Vendas
Publicada em 12/07/2019 - Fonte: Serasa Experian
aquisicao-de-clientes

De acordo com uma pesquisa promovida pela Hubspot, nos últimos 5 anos o custo de aquisição de clientes aumentou mais de 50%. Isso aconteceu graças à mudança no comportamento do consumidor. O fato é que a clientela está mais exigente, demandando mais inovações por parte dos negócios; além de pesquisar muito, levando em consideração, inclusive, a opinião de pessoas próximas e avaliações na web, antes de adquirir um produto ou serviço.

Se você está procurando maneiras de melhorar a aquisição de clientes, você não está sozinho. Reduzir os custos de aquisição e obter um maior retorno do investimento está entre as prioridades dos empreendedores.

Pensando nisso, nós separamos algumas dicas para que você possa melhorar o seu índice de aquisição. Confira!

Entenda bem o seu cliente

O engajamento é algo mais profundo do que se imagina. Para mantê-lo em alta é preciso conhecer bem o seu cliente, não só para criar um melhor produto/serviço, mas também se tornar mais competitivo, cultivar clientes leais e promover uma experiência de impacto na vida deles.

Existem diversas maneiras de buscar essa compreensão. Uma das principais é por meio da interação diária com o cliente. Isso ajudará a conhecer suas necessidades, quais as suas “dores”, os tipos de demanda que ele tem, bem como os seus hábitos de compra. Todas as informações servirão de insumo para melhoria no oferecimento de produtos/serviços.

O uso de pesquisas de satisfação também é interessante nesse cenário. Procure provê-las após a entrega do produto/serviço, saiba o que pode ser aperfeiçoado e como foi a experiência de pós-venda.

Invista em conteúdo

O marketing de conteúdo é um método efetivo para a aquisição de clientes. Criar novos e relevantes materiais é capaz de atrair a atenção da sua audiência, mantendo-a informada sobre o mercado em geral ao qual você atende. Existem diferentes tipos de materiais que podem ser trabalhados, desde os blogposts, passando pelos conteúdos interativos e chegando aos materiais ricos.

Ter um blog, por exemplo, permitirá que você crie e explore diferentes tópicos sobre o seu segmento de mercado e construa autoridade entre os seus leitores. Quanto mais qualificadas forem as informações, melhor para o processo de aquisição de clientes.

No geral, a produção de conteúdo oferece uma série de oportunidades para engajar a sua audiência. Assim é como são incentivados os comentários, compartilhamentos e outros. No entanto, vale lembrar que para garantir que a eficácia seja alcançada é preciso se certificar de que o seu site seja encontrado. Por isso, é importante mantê-lo otimizado para atender aos requisitos dos buscadores, e permitir que os seus clientes possam encontrá-lo com facilidade.

Consolide a sua marca

O processo de consolidação de uma marca não acontece da noite para o dia, na verdade, é uma construção que demanda esforço por parte de todos da empresa. Mas depois de conquistada pode ser decisivo na aquisição de clientes.

O primeiro passo nesse processo é a construção de relevância para os seus clientes. Não é possível vender uma falsa promessa e perdurar nesse erro. Independentemente do que você esteja tentando entregar a eles, seja um serviço ou produto, este precisa ser relevante para suprir as necessidades do público, o que trará credibilidade ao seu negócio.

Outros fatores importantes no processo de consolidação são a comunicação e a consciência que eles têm da marca, o chamado brand awareness (a medida em que uma marca é reconhecida por clientes potenciais). No primeiro caso, é necessário trabalhar o processo comunicacional frente ao cliente. Ele precisa ser claro e manter um padrão. No segundo ponto, para criar essa consciência, é preciso ter uma identidade visual forte, imprimir uma personalidade e posicionamento ao produto/serviço, a fim de que o cliente reconheça o que está sendo oferecido como algo único.

Use as mídias sociais

As mídias sociais são hoje um dos maiores canais de aquisição de clientes. Tal fato se deve à sua abrangência, o que permite chegar ao maior número de consumidores comparando a outros meios de comunicação. As redes sociais podem ser usadas tanto de maneira orgânica quanto paga.

No tráfego orgânico, o propósito da mídia social é aumentar o brand awareness, compartilhar conteúdos publicados no blog, por exemplo. Já no pago, a ideia é fazer com que o conteúdo publicado na rede social chegue a mais pessoas, mesmo para aquele público que não o segue, aumentando assim a difusão da sua marca no mercado.

Ambos são interessantes para a aquisição de clientes, pois ajudam na difusão de várias estratégias. Nesses canais, por exemplo, é possível trabalhar com promoções, facilitar o encontro de dados ligados à sua marca e interagir melhor com o seu público.

Controle os custos da aquisição de clientes

Existe uma métrica que deve ser medida de perto quando se trata da aquisição de clientes: o custo de aquisição por cliente. O CAC, como é chamado, concentra todos os valores investidos no processo de venda, o que inclui desde a divulgação, conquista do cliente e até a efetivação do negócio. Quanto mais alto for esse valor, mais caro ficará o produto/serviço final, o que pode não ser atrativo para o repasse comercial.

Portanto, reúna o maior número de dados sobre todas as etapas que permeiam o processo, assim, o cálculo terá mais precisão. Uma ferramenta interessante é o software de CRM que o ajudará a ter acesso aos números de aquisição e retenção de clientes, bem como o histórico, sempre atualizados.

Com relação aos cortes nos custos desse processo, é preciso focar em ações que sejam menos onerosas. Por exemplo, investir em marketing digital pode representar valores menores se comparado ao marketing tradicional. Portanto, analise bem as estratégias, a fim de cortar gastos e poder repassar essas vantagens para o cliente final.

Conte com ajuda especializada

Apesar de parecer algo simples, o processo de aquisição de clientes muitas vezes exige profissionais especializados no assunto para gerir todas as demandas e otimizar o processo. Portanto, contar com ajuda especializada é um passo decisivo para conseguir captar melhores clientes.

Muitas vezes, a empresa contratada terá a expertise certeira para captar o consumidor, e também para qualificá-lo até que ele faça de fato a aquisição com a sua empresa. Tal serviço visa a elaboração estratégica de ações, e pode oferecer qualificações para que você mesmo possa aplicar tais conhecimentos.

A aquisição de clientes é um processo que exige conhecimento por parte do empreendedor. O primeiro passo, além de oferecer um serviço de qualidade, é entender o comportamento do consumidor para poder trabalhar estrategicamente na sua aquisição. Além disso, não deixe de ficar estar antenado nas constantes mudanças no mercado.

Diante disso, convidamos você a entrar em contato conosco e conhecer melhor as soluções de capacitação que oferecemos e podem ajudá-lo nessa empreitada!

Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: