Antecipação de recebíveis: aprenda a escolher o parceiro certo!

Gestão
Publicada em 14/03/2019 - Fonte: Serasa Empreendedor

A antecipação de recebíveis é uma modalidade de obtenção de crédito para empresas que possibilita o adiantamento do recebimento de uma venda feita a prazo. Essa ferramenta é ideal para empresas que precisam manter seu capital de giro e passam por algum tipo de dificuldade no fluxo de caixa e permite a liquidez imediata de recursos que ainda estão pendentes.

Mas, como qualquer tipo de operação financeira, é importante planejamento e pesquisa antes da sua realização, além da escolha do parceiro certo para o negócio. E muitas vezes vale a pena um esforço comparando ofertas diferentes para tomar a decisão certa.

Neste artigo, vamos explicar melhor porque é tão importante e o que deve ser avaliado nos parceiros para antecipação de recebíveis, além de cuidados e dicas para esse tipo de crédito. E para isso, conversamos com Paulo Neto – especialista de produtos do Serasa Experian. Confira!

Por que é tão importante avaliar o parceiro certo antes da solicitação de recebíveis?

Muitos empreendedores conhecem a antecipação de recebíveis em momentos de aperto: quando uma falha no planejamento financeiro coloca a operação em risco ou um negócio que deu errado deixa um rombo no caixa.

As circunstâncias desse aprendizado acabam influenciando o processo de tomada de decisões do gestor, que, ao descobrir um tipo de crédito que possa aliviar sua situação atual, acaba aceitando a primeira proposta pelo caminho.

Mas assim como em qualquer outro tipo de operação financeira envolvendo crédito, a antecipação de recebíveis precisa ser realizada com cautela. De nada adianta tapar um buraco no presente e ao mesmo tempo abrir outro no futuro. Para evitar que os compromissos financeiros da empresa se tornem uma bola de neve implacável, é preciso planejamento.

E uma parte decisiva deste planejamento é a avaliação dos parceiros que “comprarão” a dívida e anteciparão os recebíveis. Existem diversas ofertas e possibilidades de negócio na área, cada uma com condições e juros diferentes.

Dependendo do momento da empresa e do relacionamento, o parceiro certo pode variar. “O quão mais certo ele for, melhores suas condições para descontar os seus recebíveis”, considera Paulo Neto.

Portanto, é decisivo realizar um planejamento financeiro cuidadoso de longo prazo e entender qual oferta é a mais vantajosa para a empresa no momento atual, além de como lidar com a ausência dos créditos que seriam recebidos no futuro.

Além de servir para lidar com apertos inesperados, a antecipação de recebíveis também pode ser enxergada como uma oportunidade de conseguir investimento para escalar o negócio ou aproveitar uma oportunidade sazonal e, com isso, potencializar os resultados da empresa.

O que avaliar na escolha de um parceiro para antecipação de recebíveis?

Antes mesmo de decidir se antecipar recebíveis é a melhor opção para o negócio é preciso avaliar quais são as condições oferecidas pelo mercado para a operação. Existem variáveis importantes que precisam ser comparadas, como a taxa de juros e outras cobranças, além de detalhes de funcionamento do processo.

Na antecipação de recebíveis, a empresa transfere para terceiros a responsabilidade de cobrança e recebe o dinheiro que teria direito no futuro na hora, descontando uma pequena taxa.

“A nota fiscal, nesse caso, ficaria com o parceiro. De certa forma é ele que faz o serviço de cobrança”, pontua Paulo.

Na hora de realizar essa operação, a recomendação é que o gestor levante toda a documentação exigida e compare bem as múltiplas ofertas disponíveis para o processo.

Além da melhor taxa e das melhores condições, é interessante levar em conta a simplicidade e agilidade do processo, já que pode ser problemático antecipar recebíveis e ter que esperar por mais alguns dias pagando juros enquanto espera o dinheiro entrar no caixa.

Nem sempre a antecipação de recebíveis será a melhor escolha: em alguns casos, ao comparar as taxas de juros de outras modalidades de crédito e o que será descontado dos recebíveis, pode ser mais interessante optar por outras linhas.

Outro cuidado muito importante é a avaliação da procedência do parceiro. Como em muitos serviços financeiros, existem instituições e indivíduos de baixa confiabilidade que podem oferecer condições aparentemente imbatíveis e na verdade o negócio é uma armadilha para o empreendedor.

Em alguns casos, negócios que aparentam ser uma antecipação de recebíveis podem até mesmo ser fraudes elaboradas que vão trazer consequências graves tanto para o empreendedor como para o cliente. Por isso, é crucial ter atenção máxima e filtrar potenciais acordos pela reputação da empresa parceira.

Não existem regras gerais que definam o certo e errado na hora de fechar uma proposta. Cada vez que a operação for realizada, é importante avaliar cuidadosamente as variáveis e os parceiros para tomar a decisão mais acertada para o momento.

Precisando de antecipação de recebíveis? Conheça o marketplace do Serasa!

Uma opção interessante para quem precisa da antecipação de recebíveis e quer comparar todas as possibilidades de parceiros com agilidade é o marketplace do Serasa. Em um único lugar é possível simular e confrontar diversas ofertas e escolher rapidamente uma que seja ao mesmo tempo confiável e com taxas adequadas.

“O marketplace é uma plataforma digital onde os usuários podem simular os créditos. Eles têm, nessa hora, uma pré-proposta ou pré-ofertas e com isso podem solicitar que os parceiros façam uma proposta de antecipação de crédito”, analisa Paulo.

As regras de fechamento do acordo podem variar dependendo do parceiro escolhido, mas todos eles já são pré-selecionados pelo Serasa, o que garante uma confiabilidade muito alta. O serviço de simulação oferecido pela plataforma do Serasa considera a antecipação de crédito parcelado, crédito com garantia e desconto em duplicata.

Diversos bancos e financeiras estão presentes no marketplace e disponibilizam propostas em poucos dias para os usuários. Geralmente, a financeira fica com 5% do valor total do recebível, mas isso pode variar. Cadastrar e utilizar o marketplace é fácil e acessível para empresas de todos os tamanhos. E para quem nunca fez esse tipo de operação, é uma opção segura para uma primeira tentativa.

E agora que você já sabe a importância de escolher o parceiro certo para a antecipação de recebíveis, aproveite para entrar em contato com com o Serasa para conhecer mais sobre o marketplace e outras soluções para o seu negócio!

Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: